quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Gente Humilde



Na terça também choveu muiiiito, mas, dessa vez, em horário menos inglório, ou seja, já estávamos em Águas Claras, lanchando no Tuza’s, lanchonete que, aliás, recomendo, pois é coisa muito melhor que esses lanches pasteurizados que a gente vê por aí, nas grandes redes.

O morador “escolado” da cidade já descobriu a tal lanchonete, então o movimento de entregas é muito grande: os motoboys vão e vêm, com seus pacotes e troquinhos de dois reais e setenta e cinco centavos. Num dia de chuva, então, o movimento deles fica ainda maior.  Na terça, logo que a chuva começou, as encomendas se intensificaram, e assistimos à mutação que os caras fizeram, na mesa quase ao lado, transformando-se em guerreiros vestidos de armaduras negras, prestes a encarar a borrasca (ops, acho que nunca tinha usado essa palavra!).

Ando meio emotiva (#dontask), mas me deu uma tristeza, quando vi os pés de um deles, que colocava as galochas e, no meio do processo, deixou à vista umas meias puídas, mas bem limpinhas. Gente, eram as meias de um trabalhador, de quem se arrumou direitinho, pra fazer suas entregas, uma coisa super assim “é gente humilde... que vontade de chorar...”.

Temos pouca noção do esforço que as pessoas fazem para nos servir, essa legião de homens e mulheres invisíveis, que fazem nossa comida, limpam as nossas privadas e entregam nossos lanches, nas noites chuvosas. Acho que, se desenvolvêssemos de forma mais ampla essa noção, o mundo seria menos frio, até porque relutaríamos um pouquinho mais em reclamar que “esqueceram de colocar o catchup que eu pedi e isso é um absurdo e eu nunca mais vou comprar ali”.

2 comentários:

  1. É, dona Issana, é a falta da tão elegante empatia. Claro que alguns trabalhadores fazem o serviço com má vontade, e ficamos indignados por estar pagando pelo serviço e ser mal atendidos, mas não são a maioria que agem assim. Eu faço questão de agradecer as pessoas, até na hora que peço uma informação e a pessoa me diz que não sabe, eu agradeço pelos segundos que dispensou para prestar atenção à minha pergunta. O mundo seria bem melhor se todos olhassem diferente pra esses pequenos detalhes.

    Excelente texto!

    ResponderExcluir
  2. Acho que você está super certo... como diria o "poeta da vida", gentileza gera gentileza...

    ResponderExcluir