segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Série "Águas Claras - um novo jeito de morar?" - Parte I


O post de hoje foi inspirado em um comentário da Sabrina, que transcrevo a seguir, e na História da Rebeca, que está, junto com o noivo, vendo apartamentos aqui em Águas Claras:

Lendo o que você escreve sobre a sua vida em Águas Claras dá a maior vontade de morar aí!! =]

Vamos chamar esta série então de “Águas Claras: um novo jeito de morar?”:

Dica 1
Muito cuidado ao procurar apartamentos, principalmente se a ideia for  comprar,  e não somente alugar (do aluguel de um apartamento fuleiro, a gente consegue fugir, depois de um ou dois anos de contrato. Agora, da hipoteca na Caixa, iiihhh, a gente leva mesmo é uns bons 30 anos para se livrar...). Existe MUITA BOMBA por aqui. Há dois anos, quando procurava o meu, encontrei de um tudo: prédios cuja garagem se alaga COMPLETAMENTE (eu digo alagar no sentido de subir até quase o teto; coisa sinistra mesmo!) no período de chuvas, prédio de apenas 2 anos,  já com infiltração e paredes trincadas (medo, muito medo), empreendimento sem “habite-se” há mais de 10 anos. Num desses lugares, pra vocês terem uma ideia, quando subimos eu, uma amiga e o corretor, em pleno sábado de manhã, encontramos uma moça subindo as escadas com DOIS BALDES nas mãos: “é que aqui costuma faltar água”. Foi a maior torta de climão, o pobre do corretor se justificando com o clássico “isso nunca aconteceu antes e eu não sabia e eu ia avisar vocês e sou muito confiável e não desistam de mim, que o apartamento é lindo e quem é que precisa mesmo de água?”.

Muito cuidado mesmo, moçada.


Dica 2
Aliás, o exercício de comprar um apartamento é mais uma daquelas atividades pirantes que fazem a gente achar que seria melhor não ter nenhum livre-arbítrio na vida, de tão difícil que é se decidir por isso ou por aquilo. A dica que me vem à cabeça é uma só: conheça-se, do jeito mais socrático possível, pois, pra conseguir pirar um pouco menos do processo, você precisa ter muita clareza sobre quem é, sobre o que quer, sobre o que tem para gastar, sobre quais são suas prioridades. Vou dar um exemplo: uma vez, fui ver apartamento com uma amiga. Pensem numa área de lazer DOS SONHOS. Tinha até palmeira, bar molhado, um resort mesmo. Quando a gente foi para a “área individual”, meudeusdocéu, que coisa precária! Tudo de quinta categoria, apertado, sufocante. Para terem uma ideia, era um apartamento de DOIS QUARTOS (não era uma quitinete), mas sem espaço na área de serviço para colocar máquina de lavar. Tipo você é casado, tem um filhinho (dois quartos pressupõem um pouco isso, de pelo menos serem 2 pessoas, não? Eu, pelo menos, acho) e NÃO PODE LAVAR A ROUPA EM CASA, tem que colocar as roupas sujas numa bacia, colocar um pano na cabeça e ir para a beira da piscina,  “bater-as-roupa-tudo-no-porcelanato”.

Tome muito cuidado com papinho de corretor, que vai querer por toda sorte convencê-lo de que existe “um novo jeito de morar” e de que você vai curtir demais aquela piscinona, aquele fitness center, aquela quadra de squash dos sonhos, sendo que, como sabemos, na verdade você só vai descer um ou duas vezes, no primeiro mês, pra “estrear”, e nunca mais vai aparecer por ali.  No meu entendimento, área válida é área da porta pra dentro, é conforto interno, é não se encaixotar em 5 metros quadrados, é poder RESPIRAR. O resto é firula e maquiagem.

Num outro dia desses, a gente continua a conversa, tá? Agora eu tenho que tomar banho e voltar para o batente, digo, para a redação das minhas aulas do Ponto

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Reformulando meus comentários anteriores, sintetizando:

    Issana, passei a madrugada toda lendo seu Blog, me rendeu boas gargalhadas, muitas reflexões e muitas informações sobre o lugar, eu sem sombra de dúvidas quero muito conhecer o Reino de Águas Claras (aliás descobri o blog procurando informações sobre a Terra Encantada), até aproveitando a oportunidade, peço por gentileza, gostaria de saber mais sobre hospedagem econômica na cidade, pretendo fazer essa "Crazy Trip" em Janeiro pra encontrar uma garota que mora aí. Enfim... meus parabéns, você escreve muito bem, faz a leitura ser espontânea e agradável, dá até pra visualizar os lugares e imaginar você narrando os fatos, como num filme com "narrador-personagem" rsrsrsrs Ah! e os comentários do Paixão, muito bons, vocês formam uma bela dupla.
    Ah sim, claro, sou de SP Capital pra ter uma noção da aventura que eu estou planejando.

    Bom Dia!

    ResponderExcluir
  4. obs: Li todos os posts, decidi comentar só no final. Ainda rindo com a "Televisão de Cachorro"

    ResponderExcluir
  5. Desculpe a hiperatividade, e não parar mais de comentar, mas vou falar agora sobre o assunto da publicação, sou estudante de Engenharia Civil, e estou pensando seriamente em tentar a vida em Brasília quando me formar, e a questão imobiliária tem me preocupado, (de acordo com as coisas que leio) a situação não é fácil para aluguel ou compra de imóveis. (Valores, burocracia, etc)

    ResponderExcluir
  6. Olá, Raul!!
    Nossa, você não tem ideia do quanto fiquei feliz com seus comentários! Esse tipo de retorno é muiiito bom, pois às vezes eu me sinto falando para as paredes, ou, no máximo, com o Paixão, e penso "ah, pra que escrever, eu comento todas essas coisas com ele mesmo e é melhor parar, tenho mais o que fazer etc", mas aí vem um comentário como o seu e eu fico toda boba, toda orgulhosa, me achando a última bolachinha (recheada) do pacote, e decido que preciso continuar e o mundo águasclarense perderia muito se eu interrompesse e todas essas conclusões humildes e simples.

    Ah, que legal saber que o amor o está movendo. Eu acredito que é só isso (amor) que faz a gente seguir em frente, que faz a gente inclusive se aventurar e morder o próprio destino. Desejo muito, muito sucesso nesses seus projetos. Eiiiii, fiquei curiosa, a garota mora em Águas Claras? É minha vizinha?? Putz, isso dá uma pauta e tanto para o blog, hein? rs

    ResponderExcluir
  7. Olá de novo.
    A coisa mais cara em Brasília é mesmo o aluguel e a compra de imóveis. Os preços são absurdos, uma indecência, mas, em compensação, principalmente para você, que é da Engenharia Civil, nossa, há um mercado de trabalho super bacana; oportunidade para trabalhar não vai faltar!

    A gente vai se falando, mas eu sugiro que você pesquise os preços em www.wimoveis.com.br. Sugiro o bairro Sudoeste. Foi lá que eu morei, numa quitinete, e achei bem bacana: é próximo do Plano Piloto (vc vai ver que, para a elite da cidade, morar no Plano é FUNDAMENTAL. Eu, como não sou de elite nenhuma, curto mesmo é a minha, a sua, a nossa Águas Claras, que é atendida pelo metrô, apesar de ter um trânsito difícil para o Plano, que é onde trabalho).

    Ufa, acho que estou escrevendo demais, mas prometo um post sobre o assunto, em sua homenagem, ok?

    Um excelente fim-de-semana para vc.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Oi, olha eu de novo.
    Bem, eu também não sou de elite nenhuma rsrsrs, sou de família humilde e tal, mas felizmente tenho oportunidade de estudar (faltam 2 anos pra me formar), e sim, a garota deve morar nas proximidades da sua residência. Ela mora próxima a linha do metrô (estação Águas Claras), o que facilita pra eu me localizar, e abre possibilidade de eu me hospedar em outro lugar com fácil acesso a linha férrea.
    Como já disse anteriormente, pretendo fazer a visita à AC em Janeiro, no fim de semana do aniversário dela, vou no sábado pela manhã e volto no domingo à tarde. (Belos planos, não?)

    Queremos muito nos conhecer e quem sabe se tudo der certo (depois de formado)eu me mude pra BSB, mas por enquanto pretendo fazer algumas visitas pra ir conhecendo melhor a amada e a cidade.

    Obs: O jeito que você se expressa (com esses parênteses) me lembra muito o jeito como ela conversa comigo e eu fico rindo aqui, acabo lendo o que você escreve e ouvindo a voz dela, isso é alguma mágica Águas-Clarense? rsrsrs

    Já escrevi demais também, aguardo a próxima pauta ansioso, bom fim de semana.

    Abs

    ResponderExcluir
  9. Olá, Raul.
    Desculpe a demora na resposta. É que tive alguns problemas com o blog (dontask) e ando meio desanimada em continuar a escrever. Em todo caso, gostaria de agradecer DEMAIS pelo contato, pela simpatia, pelo estímulo. Acho que você surgiu exatamente para provar que valeu a pena este período...

    Desejo SUPER SUCESSO para vocês no relacionamento e na vida. Tenho certeza de que, a depender do seu entusiasmo e da sua entrega, vocês serão sim, se Deus quiser, novos moradores da Cidade... hehehehe

    Felicidades mil para vocês.

    Abração,
    Issana

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Issana,

    Tenho visitado o Blog diariamente pra ver se há novidades e notei um comportamento estranho nele mesmo, tanto que essa resposta só estou visualizando agora, mas não desanime, continue escrevendo, é muito bom ler os seus textos, mesmo que curtos são grandes histórias.
    Se for parar de escrever aqui me passe um email ou twitter que eu possa manter contato. Se não for pedir muito, preciso de algumas informações aí do Reino, agradeço se puder ajudar.

    Abraço e boa semana.
    Raul

    ResponderExcluir
  11. Olá, Raul!
    Desculpe mais uma vez a demora na resposta!

    Meu e-mail é issana@gmail.com.


    Abração e, mais uma vez, obrigada por prestigiar o blog.

    Conte comigo para as dicas... hehehe

    Issana

    ResponderExcluir