quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Águas Turvas


Águas Claras vive, neste exato momento, uma daquelas manhãs mágicas, de  temperatura agradável e luz perfeita.  Em função disso, e como sou uma pessoa  pra cima, que sempre busca ver o melhor em tudo, falemos sobre a relação do águas-clarense (por favor, alguém poderia esclarecer qual é o termo correto????) com ela, a CHUVA.

Se para você a chuva é simplesmente um delicioso bater de gotas na janela ou uma chance sem igual para que plantinhas floresçam ou  para que seja possível viver um momento idílico, que envolva um balde de pipoca e uma lista deliciosa de filmes inéditos, devo dizer que, provavelmente, você NÃO mora em Águas Claras.

Por aqui, nossa relação com a chuva é um tantinho mais, digamos, visceral. Quando nuvens escuras se agrupam nos céus, nós:

- conferimos várias vezes, principalmente se é fim de expediente e estamos no Plano, para calcular o que é melhor fazer: sair antes ou depois da chuva? Parar no shopping e pagar algumas contas ou enfrentar o trânsito?  Ir pela EPTG ou pela Estrutural?
 - se, por sorte, já estamos em casa (ou ainda não saímos),  tomamos logo banho e colocamos todos os celulares e notebooks e tablets na tomada, para carregar, pois (e disso tenho certeza) a questão não é SE a energia elétrica vai faltar, mas  QUANDO isso acontecerá, de forma que é preciso ter os aparelhos bem carregadinhos, para que vaguemos pela casa, como almas penadas cibernéticas, cada um com seu celular na mão,  que essa é a última luminosidade que nos resta antes de apelarmos para as indefectíveis velas de 7 dias. Aliás, morro de inveja do Paixão, que tem, olhem só que incrível, uma LANTERNA no celular dele!!!! Não é incrível??? Da última vez em que precisamos subir escadas no escuro –porque sim,  meus queridos, nem todo prédio tem seu próprio gerador e nem todos os andares são baixos e nem sempre você se dispõe a esperar  17 horas para finalmente poder chegar em casa -, utilizamos essa fantástica tecnologia e eu pensei que preciso dar uma passada urgente na Feira dos Importados, pra comprar uma lanterninha de 1,99.

- se, por acaso, você está no trânsito, dentro da cidade, provavelmente estará  com  as mãos cravadas no volante, enquanto “brinca” de vídeo-game da vida real: opa, você desviou de um buraco. 10 pontos. Não conseguiu desviar do próximo, que está a 5 metros e é praticamente uma cratera. Perde 50 pontos e a paciência, mas a viagem precisa continuar. Agora é uma super poça. Paraabéns, você passou a 200 por hora, para conseguir não atolar, como aquele outro carro bem ao seu lado! Ops, agora é pedestre. Ok, você não perde uma vida e consegue frear a tempo e o carro de trás não bate em você e você pode mudar de fase, que agora é hora de tentar um caminho alternativo, para não passar naquela  Praça Flamboyant nem na Av. Águas Claras nem em todos aqueles lugares que, você sabe, são campos minados (deveria dizer molhados, pois não?) do jogo.

P.S.: enquanto brinco, lembro família querida, que mora na Estrutural, e que a chuva de ontem deixou sem casa, sem roupa, sem móveis: são 6 crianças e adolescentes, além dos pais. Façam uma vibração positiva para eles: o importante é que hoje não chova novamente, para que, até o final do dia, possam reconstruir o barraco.  Acreditem em mim, há situações muito piores que as que vivemos em Águas Claras – por mais que essas situações nos exasperem tanto, principalmente pelo descaso governamental e pela ausência de um “corpo” de manifestação popular bem estruturado (em bom português, individualismo atroz, de que padecemos todos, quase que sem exceção). Enfim, mas  isso é papo para outro chope, digo, post. 

6 comentários:

  1. Olá! Encontrei teu blog procurando "centro espírita em Águas Claras" no Google. E li praticamente todo. Até mesmo quando falaste que a maioria das pessoas chegam no teu blog através dessa pesquisa.
    Já morei em Águas Claras há 3 anos atrás e agora voltei a morar novamente. Lendo alguns posts teu, acho que moramos perto até.
    Gostei muito de lê-lo. Até encontrei várias dicas de lugares para comer :)
    Continue escrevendo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sissy!!! Obrigada pelas palavras de estímulo... Andei olhando os blogs que vc segue e me identifiquei bastante também.

      Já pensou se somos vizinhas "de porta"? Me empresta um copo de açúcar? rsrs

      Um grande abraço procê.

      Excluir
    2. Acho que vizinhas de porta não somos, moro na 30 sul, mas claro que empresto um copo de açúcar...hehehe
      Seguindo tuas dicas, sábado fui na Bolos do Flávio, que delícia! Virei cliente agora!
      Abraços.

      Excluir
    3. Bolos do Flávio é mesmo tudo. Que praticidade, né? Fiquei feliz por vc ter gostado, vizinha..
      Abração procê!

      Excluir
  2. E eu pensando em: Cidade Plana, Avenidas Largas, Nada de Trânsito, vou morar na pomposa Brasília. Lendo isso me faz lembrar que aqui em SP é bem parecido e eu detesto isso. Olha o ponto negativo pra Águas kkk. Mas isso não tira parte significativa do meu entusiasmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, a "parte significativa" do seu entusiasmo é bem significativa mesmo. Eu ouso dizer que poderia ser, sei lá, o Complexo do Alemão, e mesmo assim vc iria curtir uma pousadinha excêntrica, os barulhinhos de tiro, o bonde até a UPP... Ah, o amor... rs

      Excluir