segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

R$ 10,00


Nestes tempos de preços $urreais, resolvi postar uma lista de lugares ABSURDAMENTE baratos (para os padrões de Águas Claras, veja bem), cuja relação custo-benefício seja interessante. Essa ideia surgiu de uma leitora, que chegou à cidade e queria sugestões.(Querida leitora, manifeste-se, pois procurei seu comentário e não encontrei, para dar os créditos à autora da ideia. Obrigada pela dica de pauta!)

Em primeiro lugar, é o seguinte: se você for do tipo MUITO gourmet, exigente ao quadrado, não perca tempo com este post. Vou falar aqui do podrão, da comida de rua, da experiência sincera, mas não necessariamente fina e elegante.  O único critério é o da higiene: em frente à minha casa, por exemplo, existe um restaurante a céu aberto, que nunca consegui encarar, pois vejo, lá de cima, que eles trazem a água para cozinhar em galões e eu sinto falta de uma torneirinha que esteja ali, pra neguinho ir lavando à mão, enquanto cozinha. O fato é que, em que pesem essas minhas ressalvas todas, a mesa e os banquinhos de madeira “bombam”: muitos dos operários das obras por perto almoçam ali, o que é indício fortíssimo de que o lugar é bom, não é mesmo?

Comecemos.

- Na lateral da Estação Águas Claras do metrô, existe um churrasquinho-de-gato gostoso e honesto. Cláudio e eu sempre levamos para casa uma marmita deles, que sai por 7 reais. Nela, vem (muito) arroz, vinagrete, feijão tropeiro  (delícia) e o próprio churrasco (carne de vaca, de frango ou lingüiça). A carne não é lá muito bem-servida (lóóógico), de modo que a gente costuma levar dois espetinhos para cada marmita, mas vale muito a pena e você come por 10 reais. Parece que muita gente segue o roteiro: passa por lá, depois do trabalho e do metrô, e já chega em casa com sua jantinha simples e barata.

- O Miqueias abriu por estes dias e já está lotado. Trata-se de uma lanchonete que eu já visitava em Taguatinga. Aqui em Águas, o espaço é pequeno, mas em Tagua a lanchonete é um galpão enorme, que enche de gente quase todo o dia. Eles têm um cardápio enxuto, que consiste basicamente em sanduíches daqueles cheios de caloria e gordura (e por isso, deliciosos) e (agora vem a dica mesmo) um prato de macarrão estilo Spoleto, que sai por 10 reais apenas. Você escolhe os ingredientes e, meus amigos, bate para dentro um prato de peão. Nunca dou conta de tudo, é muito bem-servido.

-  As barraquinhas de cachorro-quente já viraram uma instituição da cidade. Existem várias e quase sempre são uma excelente opção. O meu preferido é um que fica na Boulevard Norte, na altura da Uniplan. Huuuum... estou até salivando aqui! O preço não é assim tão “oh, que coisa incrível!”, se considerarmos que salsicha é coisa barata demais,  mas acho que com 10 reais você garante hot-dog (lembrei a novela do Félix agora!) e refrigerante. Mais uma dica: peça SEMPRE com pasta de alho. O bafo, você resolve depois.


(Acho que vou transformar este post em uma série. Há outros lugares legais. Vamos fazer isso de forma colaborativa? Dê sua dica aí nos comentários!)

5 comentários:

  1. Eu gosto muito do Quiznos (que não tem só em Águas Claras), acho barato e bom. Tem sanduíches por menos de 10 reais.
    Tem também a padaria Bonnapan (no edifício Bahamas) que tem uns sanduíches bons e por menos de 5 reais. (o problema lá é o atendimento, dependendo do dia, da vontade de virar as costas e sair sem nada por causa do mau humor das atendentes)
    Por enquanto, que eu lembre, é só isso. Por ser vegetariana, eu peno em achar lugares bons e baratos aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sissy! Acredita que ainda não conheço o Quiznos, quer dizer, já até ouvi falar, mas nunca experimentei. Dizem que é uma espécie de genérico do Subway (rs), é isso mesmo? Quanto à padaria, SUPER DICA!!! Vou experimentar e depois conto como foi, ok?

      Imagino como é a vida de uma vegetariana por aqui, ainda mais no quesito "barato"... Aliás, imagino quem é vegetariano. Acho que deveria ser também, mas a carne ainda me seduz...Um dia eu evoluo...

      Beijos e obrigada por compartilhar essas dicas!

      Excluir
    2. Pra mim o subway é um genérico do quiznos! hehehe Brincadeira. Mas depois de conhecer o Quiznos, nunca mais comi no Subway. Achei muito melhor! O pão tostadinho é uma delícia!

      Excluir
  2. Gosto muito do Quiznos; tem um na Av. Araucárias. Mas os sanduiches de lá não são muito baratos. Gosto do carne 2 queijos.
    Outro dia comi no Ligue Bomba. Sanduiches com sabor de antigamente: pão macio, hamburguer fino, queijo, alface, tomate, ovo, e aqueles foguetes de plástico para você apertar muita maionese e catchup pra dentro deles. Os sanduíches são baratos e havia uma promoção que incluía no preço um copo de coca-cola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberto!
      "Ligue-Bomba"?? Adorei o nome e a descrição!! Vou experimentar... Você tem o número? #folgada

      Excluir