sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Águas Claras para Iniciantes

Recebi ontem comentário de um leitor aflito, que busca informações sobre Águas Claras, e achei que isso daria um bom post. Reproduzo a seguir o pedido do Roberto:

Gostei muito do seu blog, mas estou boiando em muitas coisas. Não sei onde é o Primeiro Bar, por exemplo. Só conheço Águas Claras pelo mapa. Mas, em breve, vou morar aí. É assustador. Minha esposa terá uma semana para escolher um apartamento, e também conhece muito pouco sua terra; moramos em Beagá. Por favor, para não boiarmos literalmente (há no YouTube uns vídeos terroristas com enchentes em AC), me responda: a rua 18 sul é boa de morar? dá para ir andando até o metrô com tranquilidade? E o condomínio Tropical, é uma boa opção? Onde é ótimo, onde é bom e onde é roubada em Águas Claras? Desculpe as perguntas, mas a insegurança é fogo. 

Caro leitor, em primeiro lugar, você deve mesmo estar boiando MUITO. O blog é todo cheio de referências de aldeia, então deve ser super chato ler certas passagens, por isso agradeço sua audiência. Aproveitando o ensejo de boias e similres, não se preocupe muito com enchentes na cidade. Houve um tempo, logo que cheguei aqui (faz 3 anos), que aconteciam uns entupimentos de bueiro que eu vou lhe falar, um dia quase boiei  com meu carro (de forma literal) na rotatória da Uniplan (você vai entender um dia  qual é essa rotatória).  Parece-me (e os outros leitores me corrijam, se estiver errada) que essa situação é bem menos comum, pois eles abriram umas saídas para a água. 

Uma coisa que você tem que ficar esperto, principalmente se for COMPRAR o apartamento, é para o caso de construções nas quais a garagem começa a “brotar” água. Ocorre que, como o nome diz, este aqui era um lugar de muitas nascentes, que a sanha imobiliária (adoro expressões-clichê! abafou com concreto, mas, você sabe, “água mole em pedra dura...”,  então é bom ficar de olho. Quem me disse isso foi uma corretora  que queria empurrar uma casa  em outro bairro, mas acho que pode ter lá seu fundo de verdade.

Sigamos.

Não sei como vocês vão se locomover pela cidade, mas um dos critérios que adotei, ao escolher apartamento, era o da proximidade com esse meio de locomoção. Poder ir a pé até a estação é bacana. Também já ouvi, de uma pessoa experiente, que o ideal é preferir as quadras “fechadas”, aquelas com pracinhas, pois são mais tranquilas. Em outras palavras, as beiradas da cidade são menos movimentadas que o miolo. Eu moro no miolo, mas, se soubesse disso antes, talvez tivesse preferido uma das quadras. Um outro critério, este de ordem menos prática, mas que considerei também, é o da proximidade com o Parque. Amigo, você e sua mulher, mesmo não sendo malhadores contumazes, certamente curtirão um fim de tarde em frente ao laguinho, ou tomando uma água de coco no quiosque. É muito bom e descansa o olhar da gente de tanto prédio e carro.

E por falar em carro, prepare-se. Águas Claras fica bem próximo do Plano Piloto (uns 15 minutos, no máximo, de carro), mas, nos horários de pico, você pode levar mais de 1 hora para alcançar seu destino. Isso é bem estressante, mas contornável, tanto que conheço muita gente de poder aquisitivo alto que, mesmo podendo  se livrar disso, prefere ficar por aqui mesmo. Enfim, estou procurando traçar o cenário real: prepare-se para dirigir e dirigir e dirigir (daí a importância do metrô, entende?). Digo isso, evidentemente, levando em consideração que você e sua mulher vão trabalhar no Plano Piloto, em horário comercial. Se o horário for mais flexível ou mesmo vocês forem trabalhar por aqui mesmo, fica perfeito, até porque uma das outras vantagens de Águas é que dá para resolver tudo por aqui, principalmente no que diz respeito ao consumo. Como a cidade é considerada território de emergente (e é), dá para curtir por aqui – ou, no máximo, em Taguatinga, que é grudada com Águas Claras.

A propósito, já vão aprendendo: a resposta para todas as suas dúvidas e questionamentos acerca de situações práticas é quase sempre uma só: Taguatinga. Hospital? Águas Claras não tem, mas Taguatinga tem o Anchieta, que dá bem para o gasto. Escola pública? Águas Claras não tem, mas Taguatinga sim. Shopping maior? Só em Tagua. Em outras palavras: se você quer se divertir, Águas Claras é autossuficiente. Se quer trabalhar, vá para o Plano. Se quer resolver coisas práticas e gastar menos, Taguatinga.

Acho que já falei demais. Quem sabe volto ao assunto noutro momento, criando uma série sobre o tema? Achei legal! Quanto a vocês, querido  casal, não se assustem. Procurei dar um panorama o mais isento possível, mas a verdade é que sou apaixonada por Águas Claras. Não é à toa que inclusive tenho um blog sobre a cidade. Se sua mulher precisar de alguma ajuda quando vier escolher o apartamento, é só falar, que eu reservo um tempo na minha agenda para ela (isso se ela não se incomodar de sair com um bebê e uma bolsa e tudo mais).

(A propósito, no meu prédio há muitos apartamentos para alugar.


Vocês fazem questão de muito espaço?)

3 comentários:

  1. Muito obrigado pela atenção e pelas dicas. Já estou mais tranquilo. Vou alugar, e o local já está mais ou menos definido pela minha esposa, que gostou da muvuca da região sul perto do shopping. Mas vamos considerar as dicas pra mais tarde. Temos dois filhos espaçosos, então o apto tem que ter pelo menos três quartos. Só eu vou ter que ir trabalhar no Plano, mas minha opção é o metrô (não gosto muito de dirigir).

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo relato e solicitude para ajudar o colega. Pessoas como vc devem fazer águas claras melhor! Aproveitando, esse papo de que a cidade e barulhenta e verdade? Do tipo que atrapalha o sono? Tô avaliando morar ali no la Belle, na rua 24. Perto do metrô e me pareceu razoavelmente perto do park

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu morava no Vitali! É uma excelente região - e nunca ouvi nenhuma história ruim sobre o La Belle não... Quanto ao barulho, depende muito de onde você vem. Acho que, se é uma questão importante para vocês, o interessante seria procurar apartamento em pracinhas ( tipo a 105, 106 etc). O La Belle, por exemplo, dá para a Castanheiras, uma das avenidas mais barulhentas da cidade, e é pertinho do metrô, então deve dar para ouvir sim, até a meia-noite. A favor, devo dizer que a gente se acostuma com tudo! rsrs Eu morava quase em frente ao metrô e dormia como um anjinho... rsrs

      Excluir